Cinema Negro

O Coletivo Negração sugere alguns filmes que trazem o conteúdo da população negra a tona. O debate do racismo, Cotas, Genocídio da População Negra...


Sobre Ações Afirmativas:

Curta Vista a Minha Pele:




Entrevista com Marcelo Paixão

 Marcelo Paixão, comenta sobre a inserção do racismo na sociedade Brasileiro e do debate cultural/social/biológico do racismo.; e apresenta alguns dados sobre a população negra no Brasil.



Quanto vale, ou é por quilo?

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social,


Cinema Infantil
Entanto a criança negra não se ver representada, não se conhecer como individuo negro, a sociedade continuará racista. Por isso, fortalecemos a necessidade da identidade infantil negra.

Kiriku e a Feiticera



Kiriku 2 - Os animais Selvagens




Religião de Matriz Africana

O Grande Tambor

O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo, que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo sul do Brasil. É considerado sagrado, retumbando o som por séculos de um purificar religioso 




Os Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense

Batuque, Umbanda e Quimbanda. 
Três formas religiosas distintas.Uma mesma direção.
Através do diálogo dos saberes religioso e acadêmico e de passagens por diferentes rituais públicos, Caminhos da Religiosidade Afro-Riograndense oferece um panorama das religiões de matriz africana praticadas no Rio Grande do Sul, bem como uma reflexão sobre sua importância enquanto patrimônio cultural intimamente vinculado à herança afro-descendente no Sul do Brasil.




Quilombos

A força de quem luta por seus direitosNa semana em que se comemora o Dia Internacional da África, o Caminhos da Reportagem resgata a história e mostra a realidade dos Quilombos do país. A equipe do programa percorreu a Bahia, o Maranhão e o Rio Grande do Sul para mostrar como vivem esses brasileiros e como eles preservam suas culturas e tradições.




A Tradição do Bará do Mercado

A Tradição do Bará do Mercado traz os relatos de 7 religiosos de matriz africana sobre o fundamento afro-religioso chamado O Bará do Mercado Público, a partir dos percursos e experiências urbanas desses negros na cidade de Porto Alegre.


Movimento Negro Internacional

Os Panteras Negras - Filme Completo


O grande Desafio



Nenhum comentário:

Postar um comentário